Templates da Lua


as garotas


O que elas tem em comum? Poderia dizer que são de sagitário, mas é um pecado associar a palavra comum ao signo de sagitário, mesmo que seja para comparar coincidências. Inconstantes, independentes, autênticas, otimistas, divertidas, palhaças, difíceis de segurar. - Depende quem segura *cof* - São FOGO!

Juh

Faz História, é EXTREMAMENTE exagerada, fala muito alto, ri mais alto ainda, adora a língua espanhola [assim como as espécimes do sexo masculino que falam essa língua]. Acredita ter sonhos premonitórios [apenas os convenientes] e ama escrever.

Carollis

Faz Design Gráfico, apaixonada por fotografia, gatos [não só os animais - *cof* - Gosto compartilhado pela Juh também] ama ser taxada como inconstante, não consegue controlar seus comentários sarcásticos, além de ver 'duplo sentido' em tudo!


diversos




MEMORIES



quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Same Mistake - Post III

-E vou passar uma lista...-Continuei a falar com sala, me virando ligeiramente, de forma a conseguir pegar uma folha de papel em branco. E ao realizar esse movimento, não pude deixar de olhar para a porta, parando a meio caminho ao notar quem aparecera por ali. E que agora estava tentando fugir, provavelmente por ter me visto. Não pude evitar que um pequeno sorriso se estampasse em meu rosto, por mais que ela fosse a fonte de minhas atuais perturbações. E a forma como ela estava fugindo de mim, era mais engraçada do que ofensiva. Voltei a endireitar o corpo, ainda que estivesse a olhar para ela, cruzando os braços.

- Evanna! Por que não se junta a nós? - Falei, de forma um pouco séria, tentando não esboçar mais uma vez um sorriso. Ela poderia ter errado de sala ou ter dito que não era o curso que estava fazendo. Na realidade, eu esperava que ela fizesse isso, como uma forma de me evitar definitivamente. Mas ao contrário do que eu havia pensado, ela não o fez. Mesmo parecendo um pouco contrariada, entrou na sala, se encaminhando para uma mesa não muito perto de mim. Evitei esboçar qualquer outra reação, acima de tudo por profissionalismo, mas também para que ela não pensasse realmente que eu fosse começar a criticá-la outra vez. Não que não fosse mais a minha vontade...

Olhei para a sala mais uma vez, tentando não deixar que aquele episódio me afetasse ou me fizesse perder o fio da meada por pensar em assuntos que nada tinham a ver com a aula. Mas eu conseguia me concentrar muito bem em sala, e apesar de saber que não seria a mesma coisa com ela ali, eu conseguiria fazer o meu trabalho.

Me virei mais uma vez para a mesa, pegando a folha que eu pretendia passar antes de ver Evanna. Levei-a até a aluna que estava a minha frente e pedi que a repassasse, para todos poderem assinar, voltando a me encostar na mesa mais uma vez. -Bom, nosso curso será mais dinâmico e já aviso que eu não explicarei com mínimos detalhes todas as fases da Literatura inglesa, pois nosso tempo é muito curto para isso. Mas o principal, será ler as obras indicadas no cronograma que lhes entregarei, para que discutamos a sua influência na época em que foi escrita e como a cultura e as condições daquela tempo a influenciaram.

Dei a volta na mesa, abrindo a minha pasta e retirando as cópias do conteúdo programático, com datas, os livros que deveriam ser lidos para cada semana, e outras indicações. Com os papéis em mãos, me encaminhei para a fileira perto da porta, onde Evanna se encontrava, e olhei para ela por alguns segundos, mas entregando o maço de papéis para a moça que estava a sua frente e pedindo que repassasse.

Voltei para perto de minha mesa, pegando uma cópia do conteúdo e comentando tópico por tópico. Em cada um deles eu pincelava as características do autor e sua época literária, enquanto andava de um lado para o outro. Depois de terminada essa parte, me encaminhei para o quadro, anotando mais alguns detalhes e principalmente a linha cronológica das obras e sua época.

Ao terminar de montar o quadro e explicá-lo, voltei para a frente da mesa, encostando-me nela e cruzando os braços mais uma vez. - Hoje não adiantaria eu começar pela ordem que foi estabelecida no cronograma que eu dei para vocês, pois preciso que leiam o livro.- Observei alguns fazerem caretas presunçosas, como quem dizia que já havia lido todos e que isso não seria um problema. E antes que alguém fizesse uma pergunta desse tipo – sempre existia o ser que fazia perguntas óbvias – continuei: -Aqueles que não leram, é claro...- Completei, lançando um sorriso de compreendimento para os que me haviam feito a pergunta muda.

-Hoje eu gostaria de fazer um introdução a um tema mais geral, pertinente a todas ou pelo menos a maioria de nossas discussões que estão por vir. - Juntei as mãos, voltando a andar pela sala. -Como vocês sabem, nem sempre houve liberdade de expressão... As sociedades eram, e ainda são...- Olhei para Evanna mais uma vez, me voltando para a sala num geral. - ...baseadas em censuras e em conceitos morais. É claro que hoje em dia, temos um poder de expressão muito maior, ainda que não completo. Temos apenas a sensação de que somos totalmente livres.- Parei de andar, voltando a ficar de frente para a turma, encostado na mesa. -E agora, gostaria que cada um de vocês falasse a respeito disso. A respeito do que sentem e do que sabem com relação a esses artistas e suas contribuições. - Apontei para a moça sentada a mesa na frente da de Evanna. - Vamos começar por você. Qual o seu nome?

Ela me respondeu que seu nome era Giovanna. Repeti a pergunta e ela começou a discorrer sobre a sua opinião. Suas ideias ainda eram um pouco confusas, mas no geral, ela tinha uma boa base no assunto. Quando ela terminou, olhei para Evanna rapidamente, girando o corpo e apontando para outra pessoa na sala, de forma aleatória. E assim fiz, com uma boa parte dos alunos, ouvindo discursos calorosos, vendo poses de pessoas que achavam que sabiam tudo, concordando com explicações mais racionais e sucintas. E quando faltavam umas quatro pessoas, apontei para ela.

-E você, Evanna? Qual a sua opinião sobre a censura à liberdade de expressão? Perguntei, fazendo questão de frisar a problemática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário